16 de outubro de 2015

Anthony Kenny - História Concisa da Filosofia Ocidental

Clique sobre a imagem para baixar o livro em formato PDF.


4 comentários:

  1. Alexandre: Legal indicar livros de generalidade sobre história da filosofia, mas esse aí em partcular é meio equivocado, tem um roteiro muito discutível e a interpretação que ele faz do Espinosa parece muito pouco cuidadosa e precipitada. Além disso, não ensina nem exemplifica a necessidade de recorrer à leitura dos textos dos autores para a compreensão da sua filosofia ...
    Talvez fosse o caso preferir a leitura de bons historiadores da filosfia em livros mais encorpados e menos gerais, que talvez (mas nesse caso nem isso) servissem de apoio parao ensino médio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não conheço nenhum livro de história da filosofia que não seja criticável por vários aspectos, seja no roteiro, seja nas interpretações que oeferece. Que eu saiba, não há consenso entre os intérpretes de Espinosa, por exemplo. Não concordo que ele oblitera o fato de que é importante estudar os originais. Seja como for, esse é um texto que visa dar um panorama para quem está iniciando, só isso. E nisso acho que cumpre muito bem a função.

      Excluir
  2. Não, justamente não. Quem está se iniciando precisa de uma informação precisa (com o perdão do trocadilho).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não se pode ter informação detalhada de toda a história da filosofia no início, Paulinho. Isso e simplesmente absurdo. Tu que já tens muita estrada andada não tem ainda! Sabes dizer se os dois capítulos finais tem algum problema de interpretação? Não, né? Pois... Agora, se a pessoa quer doutrinar o aluno já no começo do curso sobre a obra de uns poucos filósofos, isso é outra coisa. Eu já acho que ela tem que ter uma visão panorâmica ou outra para poder fazer suas escolhas específicas livremente, por conta própria. O livro oferece uma síntese rigorosa, embora passível de críticas, que se podem discutir se são mesmo fundamentadas.

      Excluir